O alfa-arbutin é o queridinho da vez pelos dermatologistas, isso porque ele vem apresentando inúmeros benefícios nos últimos estudos e tratamentos para clarear hiperpigmentação, melanose solar e até melasma – manchas bem comuns, mas que não são das mais fáceis de tratar.
Entenda seu mecanismo de ação único no tratamento das hiperpigmentações.
O que é melasma?
Caracteriza-se o melasma pelo surgimento de manchas escuras na pele, resultante da produção excessiva de melanina. Ele é comumente desenvolvido na região facial, mas também pode surgir em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo.
As causas ainda não são claras, mas entre os fatores que podem desencadear o aparecimento dessas manchas, estão: radiação ultravioleta, terapia hormonal, genética, disfunções na tireoide, cosméticos e gravidez.
Mas por que o alfa-arbutin virou uma das mais novas estrelas no tratamento do melasma?
O Alfa-Arbutin tem sido usado como agente clareador em produtos cosméticos devido a sua eficácia comprovada em estudos recentes que relataram que ele diminui a produção de melanina através da inibição da enzima tirosinase.
Além de excelente clareador, outros estudos sobre as propriedades antioxidantes dele estão surgindo, e essas propriedades antioxidantes são propostas para contribuir ainda mais para a ação despigmentante das manchas e melasma.
Seus extensos benefícios na dermatologia tem feito dele um dos ingredientes mais eficazes nos mais novos tratamentos para manchas. O seu uso tópico surgiu como forma de tratamento, principalmente para os pacientes que não respondem a outras terapias.
Ele é a estrela do momento por ser um ativo novo e seguro, que não traz reações adversas mais fortes para a pele, como vermelhidão, irritação ou ardência.
Alguns ativos muito prescritos no passado, como a hidroquinona e o ácido retinóico, velhos conhecidos no tratamento de melasma, até despigmentavam as manchas, mas tinham efeitos colaterais indesejados para a pele.
E é aí que acontece o famoso efeito rebote, que aparece principalmente quando o melasma é tratado com clareadores tóxicos e agressivos para as células, como a hidroquinona.
Portanto, ao final do tratamento, geralmente a mancha escura retorna rapidamente e em um grau ainda mais grave do que ela se apresentava no início.
Isto acontece porque essas substâncias tóxicas podem levar à morte celular.
A inflamação gerada pela hidroquinona, por exemplo, faz com que ao suspender o tratamento, a pele se escureça e se pigmente novamente como uma maneira de se defender da agressão causada pela substância.
Devido à essas complicações e à sua possível ação carcinogênica (ainda não comprovada), o órgão regulador FDA nos EUA propôs a proibição da venda de hidroquinona nas farmácias.
Observa-se também o efeito rebote quando submete-se a pele à peelings e outros procedimentos muito agressivos. Neste caso, também devido a uma reação inflamatória muito intensa.
Nesse sentido o alfa-arbutin se mostrou extremamente seguro, ele age em diversos momentos do processo de formação da mancha, sendo eficaz sem agredir.
Como funciona o alfa-arbutin?
O alfa-arbutin é um ativo inibidor da tirosinase que possui uma estrutura química semelhante à hidroquinona, mas diferente dela, ele clareia a pele reduzindo a formação da melanina sem irritar ou ser citotóxico, por isso é considerado um clareador e efetivo.
Ele é seguro para todos os tipos de pele e pode ser usado em tratamentos a longo prazo. E é por isso que o alfa-arbutin dá resultados, comprovados cientificamente, como ingrediente despigmentante em casos de melasma.
Aqui na Rituária, ele aparece na nossa Fórmula Uniformizadora, na concentração de 1%, a mais recomendada para o clareamento de hiperpigmentações.
Felizmente, ele funciona bem com outros ingredientes na mesma fórmula. Por isso, combinamos ele com mais 4 substâncias clareadoras e anti-inflamatórias para potencializar o tratamento, de forma segura.
Uma fórmula única, criada por dermatologistas e farmacêuticas, que trata antes, durante e depois da mancha. Ela atua em todas as fases de formação do melasma nas concentrações e pH ideais, sem agredir, e consequentemente, sem efeito rebote.
O Fórmula Uniformizadora conta ainda com:
Niacinamida
Quando utiliza-se esse ativo na concentração adequada que é 5%, como na fórmula Uniformizadora, atua na via de inibição da transferência do melanossoma.
Traduzindo: Impede que a melanina, responsável pela pigmentação da pele, seja armazenada, clareando as manchas.
Em estudo comparativo pela revista Dermatol Res. Pract. a Niacinamida apresentou melhores resultados que a Hidroquinona, sem apresentar o temido efeito rebote.
Ela pode ser usada durante o verão, pois não irrita a pele, sendo muito potente e segura!
Além disso, cumpre várias funções ao mesmo tempo, reduzindo a oleosidade, hidratando a pele, retardando o envelhecimento e auxiliando na redução da sensibilidade.
Ácido Tranexâmico
Normalmente, a luz UV pode impulsionar a produção de melanina, o que causa melasma e manchas escuras. Mais especificamente, a luz UV induz a ativação da plasmina, que aumenta a produção do pigmento melanina.
O ácido tranexâmico atua na inibição da plasmina, ele é bem específico. Ao inibir a plasmina, ele consegue inibir o estímulo da produção de melanina e a inflamação.
Além disso, com o ácido tranexâmico, há um estímulo da circulação sanguínea na região aplicada, impedindo que aconteça uma nova mancha, pois ele se encarrega de que o sangue não fique parado na região.
Ácido Mandélico
Atua na via de inibição da síntese de tirosina, precursora da melanina, que confere pigmentação à pele, reduzindo assim as manchas.
Menos tirosina, menos melanina e assim menos manchas. Também regula a oleosidade e evita a formação de acne.
Alfa-Bisabolol
Atua na via de redução da inflamação da pele, pois possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, diminuindo a irritação da pele e do melasma.
Considerando que recentemente foi descoberto que o melasma é uma condição com perfil inflamatório, o uso do Alfa Bisabolol faz-se indispensável.
Fórmula Uniformizadora
Com essa junção de 5 ativos específicos para manchas e melasma, nas concentrações e pH ideais, conseguimos reproduzir com excelência a primeira e única fórmula Brasileira com todos os requisitos acima.
Ela apresentou clareamento drástico do melasma de 8 em cada 10 mulheres no teste de eficácia realizado pelo laboratório IPclin – Instituto de Pesquisa Clínica Integrada.
Muito esclarecedor . Parabéns ❤️
Muito obrigada, Antonia! =)
Achei ótimo
Qual o valor?
Olá Joelma, entre em nosso site https://rituaria.com.br/ para acessar os valores e escolher a melhor opção para o seu tratamento.