Manchas: Melasma ou Rosácea? Ou os dois?

Muitas pessoas ficam confusas sobre a relação entre a rosácea e o melasma, e uma pergunta comum é: “quem tem rosácea tem melasma e vice-versa?” A resposta é que nem sempre.

Rosácea e Melasma são doenças distintas, com causas e sintomas distintos, mas ambas são condições que sensibilizam a pele e, por essa razão, é importante que um tratamento não prejudique o outro.

ROSÁCEA

A rosácea é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente o rosto, e é caracterizada por vermelhidão persistente, vasos sanguíneos dilatados, espinhas e pústulas.

MELASMA

Já o melasma é uma condição caracterizada por manchas escuras na pele, que geralmente aparecem no rosto.

Resumindo, enquanto a rosácea é causada por inflamação crônica e dilatação dos vasos sanguíneos da face, o melasma é causado por uma superprodução de melanina, o pigmento que dá cor à pele.

Embora sejam condições diferentes, algumas pessoas podem ter ambas ao mesmo tempo, mas isso não é uma regra.

É importante lembrar que a rosácea e o melasma têm causas diferentes.

A rosácea é uma condição inflamatória que pode ser agravada por fatores como a exposição ao sol, o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos picantes e estresse, enquanto o melasma pode ser desencadeado por hormônios, como o estrogênio e a progesterona, além da exposição ao sol, calor e certos medicamentos, mas também pode ser agravado por estresse.

Em ambos os casos, podem acontecer da pele estar muito vascularizada e sensível.

E SE SEU TIVER OS DOIS?

Niacinamida e Alfa Bisabolol podem te ajudar.

A Fórmula Uniformizadora Rituária foi desenvolvida para ter boa tolerância em peles sensíveis, pois, para ser bem-sucedida no tratamento do melasma, ela respeita a barreira cutânea da pele.

Ela conta com ativos calmantes, como a niacinamida e o alfa bisabolol, que podem ajudar a reduzir a vermelhidão da rosácea.

O Ácido Tranexâmico também é um super aliado.

Além disso, o ácido tranexâmico demonstra ter ação vasoconstritora, o que além de auxiliar no clareamento do melasma, pode auxiliar no controle da rosácea também.

E lembre-se: mesmo que você tenha apenas uma das condições, cuidar da sua pele e evitar os fatores desencadeantes pode ajudar a manter a saúde da sua pele em geral. E se você tiver os dois, trate o seu melasma, sem agravar a sua rosácea.

Desenvolvemos toda a nossa linha de produtos pensando nas peles sensíveis e sensibilizadas.

Nossas fórmulas são : seguras e não agressivas, veganas, cruelty-free, sem petrolatos, parabenos, ftalatos, bht, sulfatos, álcool e alumínio.

Assim, você pode fazer seu ritual da pele com segurança e usufruindo de todos os benefícios que os nossos componentes podem oferecer para cuidar da saúde da sua pele.

Espero ter ajudado a esclarecer essa dúvida!

Clique em SAIBA MAIS e conheça.

1 reply on “Manchas: Melasma ou Rosácea? Ou os dois?”

  • Eu provavelmente tenho os dois , estou fazendo uso do produto acho que está me ajudando porém o meu tratamento vai ser mais prolongado, já vejo que a tonalidade das manchas estão mais claras , isso me deixa com expectativa de que elas vão sumir.Super indico o produto .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?