Os 4 procedimentos estéticos mais usados para o melasma. Veja quais cuidados tomar!

O melasma é uma condição de pele que causa manchas escuras na face, principalmente na testa, bochechas, nariz e lábio superior. As manchas são causadas pelo aumento da produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele.

O melasma pode ser causado por vários fatores, incluindo exposição ao sol, alterações hormonais, gravidez, uso de certos medicamentos e predisposição genética.

Não existe cura para o melasma, mas os tratamentos podem ajudar a clarear as manchas e melhorar a aparência da pele.

Procedimentos estéticos para melasma

Os procedimentos estéticos são uma opção para o tratar do melasma. Eles podem ser usados isoladamente ou em combinação.

Os quatro procedimentos estéticos mais usados para o melasma são:

  1. Microagulhamento
  2. Peeling químico
  3. Laser
  4. Luz intensa pulsada

Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento que utiliza microagulhas para criar microperfurações na pele. Essas microperfurações estimulam a produção de colágeno e elastina, ajudando a clarear as manchas e melhorar a textura da pele.

Ele pode ser realizado em consultório médico ou em clínicas de estética.

Mas atenção: Como o melasma é uma condição inflamatória, o microagulhamento pode piorar as manchas, já que ele é um procedimento que pode ser agressivo para a pele.

Todo o cuidado é pouco nas peles com melasma, visto que procedimentos invasivos podem irritar ainda mais a pele, gerando assim um efeito rebote intenso.

Peeling químico

O peeling químico é um procedimento que utiliza ácidos para remover as camadas superficiais da pele. Os ácidos atuam na redução da produção de melanina e no clareamento das manchas.

Existem vários tipos de peelings químicos, cada um com sua indicação específica. O peeling mais indicado para o melasma é o peeling de ácido glicólico, que é um ácido suave que pode ser utilizado em todos os tipos de pele.

Assim como o microagulhamento, o peeling químico tende a ser um procedimento agressivo, dependendo do profissional e o do ácido utilizado. Dessa forma, é necessário muito cuidado para não piorar ainda mais as manchas.

Laser

O laser é um tipo de luz intensa que pode ser utilizada para tratar o melasma. O laser atua na destruição das células que produzem melanina.

Existem vários tipos de lasers que podem ser utilizados para o tratamento do melasma. Os lasers mais indicados são o lavieen e o laser fotona, já que o disparo deles é mais rápido.

Sabemos que o calor é um dos maiores inimigos do melasma, e lasers que geram uma alta temperatura na pele, podem estar piorando as manchas ao invés de estarem melhorando.

Portanto, muito cuidado com os tratamentos de laser. Se o mecanismo de ação utilizar temperaturas altas, é muito perigoso causar um efeito rebote terrível na pele, aumentando as manchas.

Luz intensa pulsada

A luz intensa pulsada (LIP) é um tipo de luz que pode ser utilizada para tratar o melasma. A LIP atua na destruição das células que produzem melanina.

A LIP é um procedimento seguro e eficaz para o tratamento do melasma. Assim como os lasers, é necessário ter muito cuidado. Se o mecanismo de ação utilizar temperaturas altas, pode ser considerado arriscado.

Outras opções: Produtos tópicos clareadores

Outra opção são os cremes clareadores para tratamento do melasma que podem ser usados como alternativa mais seguras para is procedimentos estéticos. Os cremes clareadores atuam na redução da produção de melanina.

Existem vários tipos de cremes clareadores disponíveis no mercado. Os cremes mais indicados para o melasma são aqueles que contêm ingredientes como ácido tranexâmico, niacinamida, ácido mandélico, alfa-bisabolol e alfa-arbutin.

É importante ressaltar que os cremes clareadores não podem ter componentes agressivos, pois como o melasma se trata de uma condição inflamatória, qualquer componente agressivo pode piorar ainda mais essas manchas.

Portanto, opte por produtos que tratam e clareiam as manchas de pele sem agredi-la.

Conclusão

Os procedimentos estéticos são uma opção eficaz para o tratamento do melasma, mas é necessário muito cuidado. Eles podem ser usados isoladamente ou em combinação, mas existem outras alternativas, como o uso de cremes clareadores não agressivos para a pele.

Quais produtos são indicados?

A Rituária é uma marca especialista no controle de manchas e melasma. Toda a linha de produtos foi desenvolvida por dermatologistas para tratar o melasma de forma eficiente sem agredir a pele.

Todos os ativos utilizados são seguros e podem ser utilizados sem receita médica.

A Fórmula Uniformizadora possui os 5 ativos mais indicados no tratamento de manchas e melasma na concentração e pH ideais. São eles:

  • Ácido Mandélico
  • Ácido Tranexâmico
  • Niacinamida
  • Alfa Arbutin
  • Alfa Bisabolol

A Fórmula Uniformizadora da Rituária é atualmente o produto clareador de manchas que possui mais resultados no tratamento de manchas, e ainda possui uma garantia de 60 dias. Você pode testar por 60 dias, e caso você não goste dos resultados, é só pedir o seu dinheiro de volta.

Clique no botão ou na imagem abaixo para conhecer melhor este produto e os resultados que ele tem apresentado.

fórmula uniformizadora

1 reply on “Os 4 procedimentos estéticos mais usados para o melasma. Veja quais cuidados tomar!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?