Por que o ácido tranexâmico é o novo segredo para clarear o melasma? 

O ácido tranexâmico é o queridinho da vez pelos dermatologistas, isso porque ele vem apresentando inúmeros benefícios nos últimos estudos e tratamentos para clarear hiperpigmentação, melanose solar e até melasma – manchas bem comuns, mas que não são das mais fáceis de tratar.

Entenda seu mecanismo de ação único no tratamento das hiperpigmentações.

O que é melasma?

Caracteriza-se o melasma pelo surgimento de manchas escuras na pele, resultante da produção excessiva de melanina. Ele é comumente desenvolvido na região facial, mas também pode surgir em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo.

As causas ainda não são claras, mas entre os fatores que podem desencadear o aparecimento dessas manchas, estão: radiação ultravioleta, terapia hormonal, genética, disfunções na tireoide, cosméticos e gravidez.

Mas por que o ácido tranexâmico virou uma das mais novas estrelas no tratamento do melasma?

Tradicionalmente, utiliza-se o ácido tranexâmico na prática médica como um antifibrinolítico.

A grande novidade é sobre seus extensos benefícios na dermatologia como um dos ingredientes mais eficazes nos mais novos tratamentos para manchas. O seu uso tópico surgiu como forma de tratamento, principalmente para os pacientes que não respondem a outras terapias.

Ele é a estrela do momento por ser um ativo novo e seguro, que não traz reações adversas mais fortes para a pele, como vermelhidão, irritação ou ardência.

aplicando ácido tranexâmico

Alguns ativos muito prescritos no passado, como a hidroquinona e o ácido retinóico, velhos conhecidos no tratamento de melasma, até despigmentavam as manchas, mas tinham efeitos colaterais indesejados para a pele.

E é aí que acontece o famoso efeito rebote, que aparece principalmente quando o melasma é tratado com clareadores tóxicos e agressivos para as células, como a hidroquinona.

Portanto, ao final do tratamento, geralmente a mancha escura retorna rapidamente e em um grau ainda mais grave do que ela se apresentava no início.

Isto acontece porque essas substâncias tóxicas podem levar à morte celular.

A inflamação gerada pela hidroquinona, por exemplo, faz com que ao suspender o tratamento, a pele se escureça e se pigmente novamente como uma maneira de se defender da agressão causada pela substância.

Devido à essas complicações e à sua possível ação carcinogênica (ainda não comprovada), o órgão regulador FDA nos EUA propôs a proibição da venda de hidroquinona nas farmácias.

Observa-se também o efeito rebote quando submete-se a pele à peelings e outros procedimentos muito agressivos. Neste caso, também devido a uma reação inflamatória muito intensa.

Nesse sentido o ácido tranexâmico se mostrou extremamente seguro, ele age em diversos momentos do processo de formação da mancha, sendo eficaz sem agredir.

Como funciona o ácido tranexâmico? 

Normalmente, a luz UV pode impulsionar a produção de melanina, o que causa melasma e manchas escuras. Mais especificamente, a luz UV induz a ativação da plasmina, que aumenta a produção do pigmento melanina.

O ácido tranexâmico atua na inibição da plasmina, ele é bem específico. Ao inibir a plasmina, ele consegue inibir o estímulo da produção de melanina e a inflamação.

Além disso, com o ácido tranexâmico, há um estímulo da circulação sanguínea na região aplicada, impedindo que aconteça uma nova mancha, pois ele se encarrega de que o sangue não fique parado na região.

Ele é seguro para todos os tipos de pele e pode ser usado em tratamentos a longo prazo. E é por isso que o ácido tranexâmico dá resultados, comprovados cientificamente, como ingrediente despigmentante em casos de melasma.

ácido tranexâmicono espelho

Aqui na Rituária, ele aparece na nossa Fórmula Uniformizadora, na concentração de 3%, a mais recomendada para o clareamento de hiperpigmentações.

Felizmente, o ácido tranexâmico funciona bem com outros ingredientes na mesma fórmula. Por isso, combinamos ele com mais 4 substâncias clareadoras e anti-inflamatórias para potencializar o tratamento, de forma segura.

Uma fórmula única, criada por dermatologistas e farmacêuticas, que trata antes, durante e depois da mancha. Ela atua em todas as fases de formação do melasma nas concentrações e pH ideais, sem agredir, e consequentemente, sem efeito rebote.

O Fórmula Uniformizadora conta ainda com:

Niacinamida

Quando utiliza-se esse ativo na concentração adequada que é 5%, como na fórmula Uniformizadora, atua na via de inibição da transferência do melanossoma.

Traduzindo: Impede que a melanina, responsável pela pigmentação da pele, seja armazenada, clareando as manchas. 

Em estudo comparativo pela revista Dermatol Res. Pract. a Niacinamida apresentou melhores resultados que a Hidroquinona, sem apresentar o temido efeito rebote.

Ela pode ser usada durante o verão, pois não irrita a pele, sendo muito potente e segura!

Além disso, cumpre várias funções ao mesmo tempo, reduzindo a oleosidade, hidratando a pele, retardando o envelhecimento e auxiliando na redução da sensibilidade.

Alfa-Arbutin

Ela atua na via de inibição da ação da enzima tirosinase, que desempenha um papel crítico na biossíntese de melanina e é justamente a enzima chave na coloração da pele.

Sucesso nas recentes pesquisas, por também ser uma alternativa segura à hidroquinona.

Ácido Mandélico

Atua na via de inibição da síntese de tirosina, precursora da melanina, que confere pigmentação à pele, reduzindo assim as manchas.
Menos tirosina, menos melanina e assim menos manchas. Também regula a oleosidade e evita a formação de acne.

Alfa-Bisabolol

Atua na via de redução da inflamação da pele, pois possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, diminuindo a irritação da pele e do melasma.

Considerando que recentemente foi descoberto que o melasma é uma condição com perfil inflamatório, o uso do Alfa Bisabolol faz-se indispensável.

Fórmula Uniformizadora

Com essa junção de 5 ativos específicos para manchas e melasma, nas concentrações e pH ideais, conseguimos reproduzir com excelência a primeira e única fórmula Brasileira com todos os requisitos acima.

Ela apresentou clareamento drástico do melasma de 8 em cada 10 mulheres no teste de eficácia realizado pelo laboratório IPclin – Instituto de Pesquisa Clínica Integrada.

23 replies on “Por que o ácido tranexâmico é o novo segredo para clarear o melasma? ”

  • Eu tenho melasma há muito tempo e ja me submeti à muitos tratamentos. Lendo a reportagem, fiquei muito animada para fazer o tratamento. Muito animador.????????????

    • Oiee, Maria. Em relação ao produto para o rosto temos a Fórmula Uniformizadora, de venda livre, que foi idealizada por dermatologista e farmacêuticas que reuniram os melhores ativos da atualidade no tratamento de manchas e melasma, mas sem agredir e inflamar a pele.

      Pela manhã você pode inserir um antioxidante (como a Vitamina C) e logo depois aplique o filtro solar.
      A noite você pode utilizar a fórmula uniformizadora junto com a hidratante após higienizar o rosto.

      Por se tratar de uma doença inflamatória, o seu organismo pode continuar produzindo as manchas. Por isso, além de utilizar a fórmula, é importante seguir os cuidados abaixo para mantê-lo sempre controlado:
      – Evitar se expor ao sol com frequência,
      – Evitar se expor a fontes de calor,
      – Investir em uma alimentação saudável,
      – Consultar um ginecologista pois alguns hormônios femininos podem desencadear ou piorar melasma,
      – Estresse piora o melasma e nossa saúde, tentar fazer atividades que contribuam com o relaxamento.

      Em relação aos medicamentos orais não temos nenhum disponível, recomendamos orientação médica para que possa te passar o mais indicado dentro a sua necessidade.

      Acredito que você vai adorar esse protocolo. =)

    • Oiee Janete, a fórmula foi idealizada para o home care. Mas não há contra indicação se tiver os ativos na concentração que você precisa para o microagulhamento. ????☺️

  • Tenho melasma a muitos anos,já passei por muitos tratamentos que só fez aumentar as manchas. Elas agora s estão mais escuras . Gostaria de usar o produto mais tenho medo de piorar ainda mais as manchas. A região que moro é o nordeste,aqui é muito quente e o meu medo é o efeito rebote

    • Olá, Neide. O melasma não é uma mancha fácil. Por isso é interessante utilizar ativos específicos que vão auxiliar na prevenção e clareamento das manchas, mas sem inflamar e agredir a pele. Alguns ativos muito prescritos no passado, como a hidroquinona e o ácido retinóico, velhos conhecidos no tratamento de melasma, até despigmentam as manchas, mas possuem efeitos colaterais indesejados para a pele. Ainda mais se utilizados sem prescrição médica.

      E é aí que acontece o famoso efeito rebote, que aparece principalmente quando o melasma é tratado com clareadores tóxicos e agressivos para as células, como a hidroquinona. Portanto, ao final do tratamento, geralmente a mancha escura retorna rapidamente e em um grau ainda mais grave do que ela se apresentava no início.

      Isto acontece porque essas substâncias tóxicas podem levar à morte celular. A inflamação gerada pela hidroquinona, por exemplo, faz com que ao suspender o tratamento, a pele se escureça e se pigmente novamente como uma maneira de se defender da agressão causada pela substância.

      Por isso nossa Fórmula Uniformizadora é tão especial, ela foi idealizada por dermatologista e farmacêuticas que reuniram os melhores ativos da atualidade no tratamento de manchas e melasma, mas sem agredir e inflamar a pele.

      Pela manhã você pode inserir um antioxidante (como a Vitamina C) e logo depois aplique o filtro solar.
      A noite você utiliza a fórmula uniformizadora com o hidratante após higienizar o rosto.

      Mas por se tratar de uma doença inflamatória, o seu organismo pode continuar produzindo as manchas. Por isso, além de utilizar a fórmula, é importante seguir os cuidados abaixo para mantê-lo sempre controlado:
      – Evitar se expor ao sol com frequência,
      – Evitar se expor a fontes de calor,
      – Investir em uma alimentação saudável,
      – Consultar um ginecologista pois alguns hormônios femininos podem desencadear ou piorar melasma,
      – Estresse piora o melasma e nossa saúde, tentar fazer atividades que contribuam com o relaxamento.

      Acredito que você vai adorar esse protocolo. =)

  • Tenho melasma a muitos anos,já passei por muitos tratamentos que só fez aumentar as manchas. Elas agora s estão mais escuras . Gostaria de usar o produto mais tenho medo de piorar ainda mais as manchas. A região que moro é o nordeste,aqui é muito quente e o meu medo é o efeito rebote

    • Olá, Neide. O melasma não é uma mancha fácil. Por isso é interessante utilizar ativos específicos que vão auxiliar na prevenção e clareamento das manchas, mas sem inflamar e agredir a pele. Alguns ativos muito prescritos no passado, como a hidroquinona e o ácido retinóico, velhos conhecidos no tratamento de melasma, até despigmentam as manchas, mas possuem efeitos colaterais indesejados para a pele. Ainda mais se utilizados sem prescrição médica.

      E é aí que acontece o famoso efeito rebote, que aparece principalmente quando o melasma é tratado com clareadores tóxicos e agressivos para as células, como a hidroquinona. Portanto, ao final do tratamento, geralmente a mancha escura retorna rapidamente e em um grau ainda mais grave do que ela se apresentava no início.

      Isto acontece porque essas substâncias tóxicas podem levar à morte celular. A inflamação gerada pela hidroquinona, por exemplo, faz com que ao suspender o tratamento, a pele se escureça e se pigmente novamente como uma maneira de se defender da agressão causada pela substância.

      Por isso nossa Fórmula Uniformizadora é tão especial, ela foi idealizada por dermatologista e farmacêuticas que reuniram os melhores ativos da atualidade no tratamento de manchas e melasma, mas sem agredir e inflamar a pele.

      Pela manhã você pode inserir um antioxidante (como a Vitamina C) e/ou um hidratante. E logo depois aplique o filtro solar.
      A noite você utiliza a fórmula uniformizadora após higienizar o rosto.

      Mas por se tratar de uma doença inflamatória, o seu organismo pode continuar produzindo as manchas. Por isso, além de utilizar a fórmula, é importante seguir os cuidados abaixo para mantê-lo sempre controlado:
      – Evitar se expor ao sol com frequência,
      – Evitar se expor a fontes de calor,
      – Investir em uma alimentação saudável,
      – Consultar um ginecologista pois alguns hormônios femininos podem desencadear ou piorar melasma,
      – Estresse piora o melasma e nossa saúde, tentar fazer atividades que contribuam com o relaxamento.

      Acredito que você vai adorar esse protocolo. =)

  • Estou usando hidroquinona atualmente. Posso usar junto com essa fórmula? Ou deve interromper a hidroquinona ? Depois de quanto tempo devo usar o ácido tranexâmico?

    • Olá, Aline. O melasma não é uma mancha fácil. Por isso é interessante utilizar ativos específicos que vão auxiliar na prevenção e clareamento das manchas, mas sem inflamar e agredir a pele. Alguns ativos muito prescritos no passado, como a hidroquinona e o ácido retinóico, velhos conhecidos no tratamento de melasma, até despigmentam as manchas, mas possuem efeitos colaterais indesejados para a pele. Ainda mais se utilizados sem prescrição médica.

      E é aí que acontece o famoso efeito rebote, que aparece principalmente quando o melasma é tratado com clareadores tóxicos e agressivos para as células, como a hidroquinona. Portanto, ao final do tratamento, geralmente a mancha escura retorna rapidamente e em um grau ainda mais grave do que ela se apresentava no início se esse uso for prolongado.

      Recomendo que se a hidroquinona foi receitada por seu médico, entre em contato com ele antes de suspender o uso. Ele será a melhor pessoa para te ajudar nessa transição, pois acompanha a evolução da sua pele. Caso você não tenha prescrição médica, recomendamos suspender o uso da hidroquinona antes de iniciar o uso da fórmula uniformizadora.

      Nossa Fórmula Uniformizadora foi idealizada por dermatologista e farmacêuticas que reuniram os melhores ativos da atualidade no tratamento de manchas e melasma, mas sem agredir e inflamar a pele.

      Pela manhã você pode inserir um antioxidante (como a Vitamina C) e logo depois aplique o filtro solar.
      A noite você pode utilizar a fórmula uniformizadora junto com a hidratante após higienizar o rosto.

      Por se tratar de uma doença inflamatória, o seu organismo pode continuar produzindo as manchas. Por isso, além de utilizar a fórmula, é importante seguir os cuidados abaixo para mantê-lo sempre controlado:
      – Evitar se expor ao sol com frequência,
      – Evitar se expor a fontes de calor,
      – Investir em uma alimentação saudável,
      – Consultar um ginecologista pois alguns hormônios femininos podem desencadear ou piorar melasma,
      – Estresse piora o melasma e nossa saúde, tentar fazer atividades que contribuam com o relaxamento.

      Acredito que você vai adorar esse protocolo. =)

  • Tenho muitas manchas escuras na virilha que comecaram c uma coceira depois que me depilei e entrei na piscina.gostaria de saber se esse produto tamvem é indicado?

    • Oiee Beatriz.

      Provavelmente a irritação da depilação pode ter acarretado o aparecimento das manchas, nesse caso é interessante mudar o tipo de depilação para retirar a causa. Após essa modificação, você pode utilizar cremes clareadores para amenizar e uniformizar as hiperpigmentações. Nossa fórmula Uniformizadora possui efeito comprovado no clareamento da região facial, mas não possui testes na região da virilha. Entretanto, acredito que você terá um ótimo resultado pois todos os ativos da fórmula possuem ação clareadora, tome cuidado para se limitar apenas a essa região da virilha, pois não é recomendado o contato do produto com a área íntima.

      Você pode testar a fórmula com a nossa garantia incondicional de 30 dias, se você não se adaptar nesse período, pode realizar a devolução do produto e devolvemos o seu dinheiro. Se precisar de alguma ajuda estou à disposição. Mas acredito que você vai amar! ????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?