Você já ouviu falar de melasma? Essa é uma condição muito comum na pele, especialmente em mulheres. No post de hoje, vamos explicar o que é o melasma, suas causas e tratamentos para te ajudar a lidar com essa condição.
1. O que é melasma?
O melasma é uma doença dermatológica bastante frequente em mulheres, principalmente durante a gestação. Essa condição se caracteriza pela presença de manchas escuras na pele, sobretudo no rosto. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, o melasma não é simplesmente uma mancha comum, mas sim uma resposta inflamatória do organismo a diversos fatores, que serão abordados adiante.
2. Causas do Melasma
A causa exata do melasma não é conhecida, mas sabe-se que alguns fatores podem desencadear a condição. Entre eles estão:
- Exposição solar: A exposição aos raios UV pode estimular a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Isso pode resultar na formação de manchas escuras.
- Hormônios: Mudanças hormonais, como gravidez e uso de contraceptivos orais, podem desempenhar um papel no desenvolvimento do melasma.
- Genética: O melasma pode ser hereditário em alguns casos.
3. Cura e Tratamentos para o Melasma
- O melasma não tem cura definitiva, mas pode ser controlado com os tratamentos adequados.
4. Tem como Prevenir o Melasma?
Embora não haja uma maneira garantida de prevenir o melasma, existem algumas medidas que você pode tomar para reduzir o risco de desenvolvê-lo:
- Use protetor solar diariamente: O uso regular de protetor solar com FPS 30 ou superior pode ajudar a proteger sua pele dos raios UV prejudiciais do sol, que podem piorar o melasma.
- Evite a exposição ao sol: Além de usar protetor solar, tente evitar a exposição direta ao sol, especialmente durante as horas mais quentes do dia.
- Evite produtos irritantes: Produtos de cuidados com a pele que contêm álcool, parabenos e ingredientes agressivos, podem piorar o melasma. Tente usar produtos suaves.
- Evite hormônios femininos: Se você tiver predisposição genética a desenvolver melasma, é melhor procurar por terapias e tratamentos que não envolvam hormônios femininos.
5. Tratamento
Felizmente, há diversas opções disponíveis para reduzir significativamente a aparência do melasma. Procedimentos dermatológicos, como microagulhamento e laser são alguns dos procedimentos que podem ajudar a melhorar o melasma. No entanto, devem ser feitos com a menor agressão possível à pele. No caso do microagulhamento, não deve ser tão profundo e o laser deve ser de rápido disparo, para aquecer menos evitando danos futuros.
Também é importante lembrar que os cuidados diários em casa são parte fundamental do tratamento, pois são eles que vão atuar na pele no dia a dia. Confira abaixo os principais:
- Fotoprotetor solar com proteção contra luz azul deve ser usado diariamente para prevenir o melasma e evitar o surgimento de novas manchas,
- Evite fontes de calor, como saunas e locais quentes e abafados, pois isso pode ajudar a controlar a formação e escurecimento das manchas,
- Use antioxidantes tópicos para prevenir manchas e aumentar a proteção contra os raios solares,
- Mantenha sua pele sempre hidratada, pois manter nossa barreira de proteção natural da pele é fundamental para protegê-la,
- Use cremes clareadores específicos para o tratamento de melasma. Como mencionado anteriormente, o melasma pode reagir negativamente a cremes agressivos. Portanto, aposte em ativos que controlem a inflamação, bloqueiem a ação da enzima tirosinase e clareiem a pele sem agredi-la. Essa abordagem demonstra os melhores resultados a longo prazo, sem causar o efeito rebote.
6. Ativos Clareadores
A Rituária desenvolveu a Fórmula Uniformizadora, e somente nela é possível encontrar cinco principais ativos recomendados pelos dermatologistas para uso seguro durante todo o ano. Além disso, ela clareia manchas sem causar efeito rebote! Veja abaixo:
• NIACINAMIDA 5%: controla a inflamação e regula a liberação de melanina, reduzindo a pigmentação excessiva.
• ÁCIDO TRANEXÂMICO 3%: reduz a formação de mediadores envolvidos na melanogênese e é eficaz no tratamento de hiperpigmentações cutâneas. Promove uniformização do tom da pele e reduz o melasma.
• ALFA ARBUTIN 1%: inibe a enzima tirosinase, responsável pela produção de melanina em nosso organismo. Ajuda a uniformizar o tom da pele e aumenta a degradação de melanina, suavizando as desuniformidades de tom de pele.
• ALFA BISABOLOL 1%: possui propriedades anti-inflamatórias que inibem a formação de edema e reduzem o eritema causado pela radiação UV.
• ÁCIDO MANDÉLICO 3%: hidrata, clareia manchas escuras, tem ação antibacteriana e fungicida. Diferentemente dos AHAs tradicionais, proporciona uma esfoliação leve e menos agressiva, sendo ideal para quem sofre com melasma e acne.
Sua eficácia foi testada e aprovada com 81% nos testes realizados.
Acesse o link abaixo para conhecer a Fórmula Uniformizadora da Rituária.
Gostei do que li, e copiei.
Gostei e também copiei
Amei é copiei
Gostei vou usar depois deixo novo comentário de como foi o resultado , obrigada.
Parabéns pela matéria tão eficazes e da prevenção adequada para esse tipo de problema dermatológico. seus
O meu problema de melasma acredito que seja hereditário a minha mãe com o passar da idade ficou com o rosto tomado.
Excelente artigo, de fácil compreensão, claro e objetivo. Gratidão.⚘🙏
Não fico um dia sem protetor solar e mesmo assim aparece melasma no meu rosto
Muito bom
Meu problema deve ser um pouco hereditário… mas tenho mais manchas nos braços, q se acentuaram creio após eu frequentar sauna e apanhar sol em horários inadequados… Consultei dois Dematologistas, q disseram-me q tenho Dermatite Atópica e Equizema Fotoativa, mas Ñ adiantou. Faz mais de 1 ano q sofro com isso. Ñ dói, mas tenho q usar.mangas compridas o tempo todo.