Tratamentos Caseiros para Manchas e Melasma: O que Realmente Funciona?

1. O que leva ao surgimento de manchas no rosto?

Diversos fatores podem desencadear o aparecimento de manchas faciais, como exposição solar desprotegida, envelhecimento, mudanças hormonais e até mesmo a presença de acne. Não se preocupe, a maioria delas é inofensiva e apenas um indicativo natural do envelhecimento da pele. Contudo, é crucial manter a atenção, pois algumas manchas, como as associadas ao melasma, diferem das comuns e podem não responder bem aos métodos convencionais de clareamento.

Se a mancha em questão for um melasma, é crucial ter cautela com os tratamentos escolhidos. Muitas vezes, tratamentos convencionais podem agravar a condição e, surpreendentemente, tentativas de clareamento podem resultar na expansão das manchas pelo rosto. Este é um fenômeno notável, mas infelizmente comum, sendo a principal maneira pela qual as pessoas descobrem que estão lidando com melasma ao tentar tratar a mancha como algo comum.

2. Como atenuar as manchas no rosto?

Existem diversas abordagens para clarear manchas faciais convencionais. Aqui estão algumas das opções mais populares: utilizar protetor solar diariamente; submeter-se a procedimentos como peelings e tratamentos em clínicas e consultórios e, ainda, muitas pessoas recorrem a tratamentos caseiros na busca de conseguir progresso. Selecionamos alguns para desvendarmos a teoria e a realidade sobre cada uma dessas opções.

Confira:

3. Máscara clareadora caseira de banana:

A teoria: Amasse uma banana e aplique o purê nas áreas com manchas durante 15 minutos. Repita o processo quatro vezes por semana. Remova com água morna.

A verdade: Apesar de a banana ser rica em antioxidantes, a fruta in natura não possui estabilidade e concentrações apropriadas para agir nas camadas mais profundas da pele.

4. Remédio caseiro de berinjela:

A teoria: Corte uma berinjela em rodelas e retire a polpa. Faça um emplastro e aplique na pele. Deixe agir por 15 minutos e remova com água. Pode realizar o processo 3 vezes por semana.

A verdade: A berinjela possui propriedades anti-inflamatórias, mas ativos isolados não são suficientes para tratar todas as variáveis responsáveis pela formação das manchas. Além disso, as concentrações não são adequadas para surtir efeitos.

5. Receitinha de água oxigenada:

Passe um algodão embebido em água oxigenada no rosto antes de dormir.

A verdade: A água oxigenada possui um alto potencial irritativo e alergênico, o que pode agravar significativamente o quadro do melasma. Pessoas com melasma não deveriam utilizar esse produto no rosto.

6. Máscara antimanchas de limão:

Misture duas colheres de leite em pó, 4 colheres de mel de abelha e 2 colheres de suco de limão até formar uma pasta homogênea. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Lave e aplique uma camada de iogurte natural. Deixe atuar por mais 10 minutos e enxágue.

A verdade: Além da ausência de evidência da ação clareadora presente nesses alimentos, o limão é um ácido muito agressivo, responsável por causar manchas na pele. Muita atenção! Fórmulas que contêm ácidos possuem concentrações padronizadas, estáveis e adequadas para promover o clareamento de forma segura.

7. Tratamento caseiro de cebola e vinagre:

 Triture uma cebola e misture com um pouco de vinagre. Aplique sobre a mancha e deixe agir por 15 minutos. Se arder ou irritar, lave imediatamente.

A verdade: O vinagre é popular em receitas caseiras, no entanto, sua acidez pode ser excessiva para a pele facial, desequilibrando o pH natural, causando irritações, vermelhidões e potencialmente agravando o melasma, além de contribuir para outros problemas como o surgimento de acne.

8. Fórmula Clareadora embasada em ciência

A Rituária oferece soluções para todos os tipos de manchas cutâneas. A Fórmula Uniformizadora foi desenvolvida com o objetivo de clarear manchas, incluindo as de melasma, de maneira segura e eficaz! Ela combina ativos específicos que agem no controle da inflamação e na inibição da enzima tirosinase, responsável pela formação das manchas.

Ela contém os cinco principais ativos recomendados pelos dermatologistas para uso seguro durante todo o ano, são eles:

• NIACINAMIDA 5%: controla a inflamação e regula a liberação de melanina, reduzindo a pigmentação excessiva.

• ÁCIDO TRANEXÂMICO 3%: reduz a formação de mediadores envolvidos na melanogênese e é eficaz no tratamento de hiperpigmentações cutâneas. Promove uniformização do tom da pele e reduz o melasma.

• ALFA ARBUTIN 1%: inibe a enzima tirosinase, responsável pela produção de melanina em nosso organismo. Ajuda a uniformizar o tom da pele e aumenta a degradação de melanina, suavizando as desuniformidades de tom de pele.

• ALFA BISABOLOL 1%: possui propriedades anti-inflamatórias que inibem a formação de edema e reduzem o eritema causado pela radiação UV.

• ÁCIDO MANDÉLICO 3%: hidrata, clareia manchas escuras, tem ação antibacteriana e fungicida. Diferentemente dos AHAs tradicionais, proporciona uma esfoliação leve e menos agressiva, sendo ideal para quem sofre com melasma e acne.

Sua eficácia foi testada e aprovada com 81% nos testes realizados.

9. Uma Rotina de Cuidados Comprovada:

Sim, é possível obter ótimos resultados clareando suas manchas e seu melasma em casa. Aliás, o tratamento homecare é indispensável para alcançar o controle das manchas e progredir no tratamento.

Para fazer isso, é recomendado adotar uma rotina de cuidados básicos, que vai desde o uso de protetor solar até a aplicação de cremes clareadores desenvolvidos especificamente para proporcionar o clareamento necessário de forma segura e eficaz.

Quer aprender mais sobre a jornada de cuidados com o melasma? Nossos especialistas desenvolveram um e-book com os primeiros passos para guiá-lo no início dessa jornada.

Você aprenderá sobre os gatilhos que pioram suas manchas, como evitá-los e como estabelecer sua rotina de cuidados de forma simples e prática. E o melhor, ele é totalmente gratuito! Clique aqui para receber o e-book no seu e-mail!

2 replies on “Tratamentos Caseiros para Manchas e Melasma: O que Realmente Funciona?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?