
Hidroquinona no tratamento de melasma. Os riscos valem a pena?
Share
Primeiramente, o que é melasma?
Caracteriza-se o melasma pelo surgimento de manchas escuras na pele, resultante da produção excessiva de melanina. Ele é comumente desenvolvido na região facial, mas também pode surgir em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. Estudos recentes apontam que o melasma é uma mancha com perfil inflamatório, por isso deve-se ter cautela em seu tratamento para não ter o temido efeito rebote.
As causas ainda não são claras, mas entre os fatores que podem desencadear o aparecimento dessas manchas, estão: radiação ultravioleta, terapia hormonal, genética, disfunções na tireoide, cosméticos e gravidez.

O que é Hidroquinona?
A hidroquinona é um composto orgânico despigmentador, ou seja, usado para clarear manchas escuras na pele, como o melasma. Ela já foi muito indicada pelos dermatologistas e praticamente todas as pessoas que usaram algum tratamento para clarear as manchas, já devem ter usado.
Por décadas, o tratamento de prescrição padrão ouro na dermatologia para clareamento de manchas faciais foi a hidroquinona tópica, mas há algum tempo, sua segurança tem sido questionada.
Atualmente, a hidroquinona é proibida na Europa e em partes da Ásia devido a algumas complicações e à sua possível ação carcinogênica (ainda não comprovada), o órgão regulador FDA nos EUA propôs a proibição da venda de hidroquinona nas farmácias. Vamos entender melhor os benefícios e malefícios desse poderoso despigmentante.
Ela tem sido assunto de debates acalorados entre seus defensores e seus inquisidores. Tanta discussão se deve ao fato de que o produto precisa ser utilizado da maneira correta, do contrário pode causar uma série de efeitos colaterais sérios. Por isso é importante termos conhecimento dos benefícios, mas também dos perigos que a hidroquinona pode oferecer.

Como ela age?
Despigmentantes de manchas são feitos, em sua maioria, para agir nas células alteradas, ou seja, aquelas com pigmentação em excesso. Em nível biológico, a hidroquinona consegue inibir uma enzima chamada tirosinase, que transforma tirosina em melanina.
Assim, a produção de melanina é interrompida na região em que a hidroquinona foi aplicada. Além disso, a substância também aumenta a degradação da melanina e clareia as manchas já existentes.
Quais os benefícos da Hidroquinona?
-
- Tratamento de melasma,
-
- Tratamento de cloasma,
-
- Tratamento de outras manchas escuras na pele.
Quais os malefícios da Hidroquinona?
A hidroquinona é uma substância com efeito potente e altamente irritante e, por isso, nociva à pele se usada sem prescrição, em grandes concentrações ou por muito tempo. As reações adversas incluem:
Fotossensibilidade e irritação
Você não deve entrar em em contato com sol, e até mesmo a luz artificial pode tornar suas manchas ainda piores sem proteção solar rigorosa. No verão, não é recomendado utilizar o produto, caso a paciente decida ir à praia, por exemplo. O tratamento com hidroquinona deve ser acompanhado por uma alta proteção solar, devido ao efeito irritante e fotossensível da substância.
Efeito rebote
Pode piorar da mancha após relativa melhora prévia.
Ocronose exógena
Pode haver o escurecimento negro-azulado da pele na região onde foi aplicada a hidroquinona.

Manchas brancas por hipopigmentação
Uso tópico da hidroquinona a longo prazo também pode ocasionar a ocorrência de hipocromia em confete "manchas brancas", um transtorno da pigmentação caracterizado por pontos com ausência total de melanina devido a morte dos melanócitos. Essa é uma condição irreversível.

Quem não pode usar a hidroquinona?
Por seu alto potencial de efeitos colaterais, a hidroquinona não deve ser usada nos seguintes grupos:
-
- Grávidas,
-
- Lactantes - mulheres que estão amamentando,
-
- Crianças,
-
- Além disso, o uso de hidroquinona na pele negra deve ser feito com cautela, pois há maior risco de reações adversas.
Alternativas à hidroquinona
Atualmente há várias pesquisas de substâncias para clareamento da pele alternativas ao uso da hidroquinona, com eficácia comparável e melhores perfis de segurança.
Para formular um cosmético clareador eficaz é preciso pensar em associar ativos com diferentes mecanismos de ação para redução da formação da melanina e clareamento das manchas existentes e de forma eficaz.
Combinar agentes inibidores de vias importantes para a formação do melasma é fundamental.
Ativos para inibição da tirosinase, tirosina e plasmina (como o alfa-arbutin, ácido tranexâmico e mandélico), anti-inflamatórios (como o alfa-bisabolol), antioxidante e inibidor do transporte de melanosomas (como a niacinamida) são associações inteligentes e eficazes apontadas em recentes estudos.
Assim, você terá um cosmético clareador potente e seguro por ser hidroquinona-free.
Niacinamida
Quando utiliza-se esse ativo na concentração adequada que é 5%, atua na via de inibição da transferência do melanossoma.
Traduzindo: Impede que a melanina, responsável pela pigmentação da pele, seja armazenada, clareando as manchas.
Em estudo comparativo pela revista Dermatol Res. Pract. a Niacinamida apresentou resultados semelhantes a Hidroquinona, sem apresentar o temido efeito rebote.
Ela pode ser usada durante o verão, pois não irrita a pele, sendo muito potente e segura!
Além disso, cumpre várias funções ao mesmo tempo, reduzindo a oleosidade, hidratando a pele, retardando o envelhecimento e auxiliando na redução da sensibilidade.

Alfa-Arbutin
Ele atua na via de inibição da ação da enzima tirosinase, que desempenha um papel crítico na biossíntese de melanina e é justamente a enzima chave na coloração da pele.
Sucesso nas recentes pesquisas, por também ser uma alternativa segura à hidroquinona.
Ácido Mandélico
Atua na via de inibição da síntese de tirosina, precursora da melanina, que confere pigmentação à pele, reduzindo assim as manchas.
Menos tirosina, menos melanina e assim menos manchas. Também regula a oleosidade e evita a formação de acne.
Ácido Tranexâmico
Normalmente, a luz UV pode impulsionar a produção de melanina, o que causa melasma e manchas escuras. Mais especificamente, a luz UV induz a ativação da plasmina, que aumenta a produção do pigmento melanina.
O ácido tranexâmico atua na inibição da plasmina, ele é bem específico. Ao inibir a plasmina, ele consegue inibir o estímulo da produção de melanina e a inflamação.
Alfa-Bisabolol
Atua na via de redução da inflamação da pele, pois possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, diminuindo a irritação da pele e do melasma.
Considerando que recentemente foi descoberto que o melasma é uma condição com perfil inflamatório, o uso do Alfa Bisabolol faz-se indispensável.
Fórmula Uniformizadora Rituária para melasma sem Hidroquinona
Com a junção desses 5 ativos específicos acima para manchas e melasma, nas concentrações e pH ideais apontados em estudos científicos, conseguimos reproduzir com excelência a primeira e única fórmula Brasileira com todos os requisitos e substâncias acima para clarear o melasma de forma segura.
Fórmula criada por dermatologistas que apresentou clareamento drástico do melasma de 8 em cada 10 mulheres no teste de eficácia realizado pelo laboratório IPclin – Instituto de Pesquisa Clínica Integrada.Veja o relatório do teste de eficácia da Fórmula Uniformizadora.
Essa é uma excelente opção de creme clareador para melasma no rosto, desenvolvido por dermatologistas e com eficácia comprovada no clareamento seguro e gradual da pele.
Eficácia comprovada!
8 EM CADA 10 NOTARAM MELHORA DRÁSTICA NO CLAREAMENTO DE MANCHAS E MELASMA.
- NO CLAREAMENTO DAS MANCHAS E MELASMA 81%
- NA TEXTURA DA PELE 87%
- NA LUMINOSIDADE E MACIEZ 87%
- NA APARÊNCIA GERAL DA PELE 84%
- NA HIDRATAÇÃO DA PELE 83%
Avaliação de Eficácia Clínica após 30 +/-2 dias de uso do produto. Laboratório: IPClin
RESULTADOS

















Não se esqueça que para um melhor resultado é preciso evitar a exposição solar e usar fotoprotetores para diminuir o desenvolvimento de hiperpigmentações adicionais.
Além desses melhores ativos apontados nos últimos estudos, nas concentrações e pH ideais, a fórmula uniformizadora Rituária contém apenas componentes que não prejudicam sua pele.
É uma fórmula vegana, livre de crueldade animal, sem parabenos, petrolatos, ftalatos, álcool, silicone, sulfatos e bht. Pois esses componentes podem prejudicar a sua pele a longo e prazo.
Conheça tudo sobre a fórmula uniformizadora em SAIBA MAIS.

Artigos e estudos:
Niacinamide: A Topical Vitamin with Wide-Ranging Skin Appearance Benefits
Evaluating the Safety and Efficacy of a Topical Formulation Containing Epidermal Growth Factor, Tranexamic Acid, Vitamin C, Arbutin, Niacinamide and Other Ingredients as Hydroquinone 4% Alternatives to Improve Hyperpigmentation: A Prospective, Randomized, Controlled Split Face Study
Topical Treatments for Melasma and Their Mechanism of Action
Tolerance and efficacy of a product containing ellagic and salicylic acids in reducing hyperpigmentation and dark spots in comparison with 4% hydroquinone.
Toxicological aspects and health risks associated with hydroquinone in skin bleaching formula.
Inhibitory effects of alpha-arbutin on melanin synthesis in cultured human melanoma cells and a three-dimensional human skin model.
Evaluation of a hydroquinone-free skin brightening product using in vitro inhibition of melanogenesis and clinical reduction of ultraviolet-induced hyperpigmentation.
Biotechnological production of arbutins (α- and β-arbutins), skin-lightening agents, and their derivatives.