Hidroquinona no tratamento de melasma. Os riscos valem a pena?

Hidroquinona no tratamento de melasma. Os riscos valem a pena?

Primeiramente, o que é melasma?

Caracteriza-se o melasma pelo surgimento de manchas escuras na pele, resultante da produção excessiva de melanina. Ele é comumente desenvolvido na região facial, mas também pode surgir em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. Estudos recentes apontam que o melasma é uma mancha com perfil inflamatório, por isso deve-se ter cautela em seu tratamento para não ter o temido efeito rebote.

As causas ainda não são claras, mas entre os fatores que podem desencadear o aparecimento dessas manchas, estão: radiação ultravioleta, terapia hormonal, genética, disfunções na tireoide, cosméticos e gravidez.

melasma e hidroquinona

 

Manchas escuras na pele, resultante da produção excessiva de melanina.

 

 

O que é Hidroquinona?

A hidroquinona é um composto orgânico despigmentador, ou seja, usado para clarear manchas escuras na pele, como o melasma. Ela já foi muito indicada pelos dermatologistas e praticamente todas as pessoas que usaram algum tratamento para clarear as manchas, já devem ter usado.

Por décadas, o tratamento de prescrição padrão ouro na dermatologia para clareamento de manchas faciais foi a hidroquinona tópica, mas há algum tempo, sua segurança tem sido questionada

Atualmente, a hidroquinona é proibida na Europa e em partes da Ásia devido a algumas complicações e à sua possível ação carcinogênica (ainda não comprovada), o órgão regulador FDA nos EUA propôs a proibição da venda de hidroquinona nas farmácias. Vamos entender melhor os benefícios e malefícios desse poderoso despigmentante.

Ela tem sido assunto de debates acalorados entre seus defensores e seus inquisidores. Tanta discussão se deve ao fato de que o produto precisa ser utilizado da maneira correta, do contrário pode causar uma série de efeitos colaterais sérios. Por isso é importante termos conhecimento dos benefícios, mas também dos perigos que a hidroquinona pode oferecer.

hidroquinona

 

Hidroquinona

 

 

Como ela age?

Despigmentantes de manchas são feitos, em sua maioria, para agir nas células alteradas, ou seja, aquelas com pigmentação em excesso. Em nível biológico, a hidroquinona consegue inibir uma enzima chamada tirosinase, que transforma tirosina em melanina.

Assim, a produção de melanina é interrompida na região em que a hidroquinona foi aplicada. Além disso, a substância também aumenta a degradação da melanina e clareia as manchas já existentes.

Quais os benefícos da Hidroquinona?

 

    • Tratamento de melasma,
    • Tratamento de cloasma,
    • Tratamento de outras manchas escuras na pele.

Quais os malefícios da Hidroquinona?

A hidroquinona é uma substância com efeito potente e altamente irritante e, por isso, nociva à pele se usada sem prescrição, em grandes concentrações ou por muito tempo. As reações adversas incluem:

Fotossensibilidade e irritação

Você não deve entrar em em contato com sol, e até mesmo a luz artificial pode tornar suas manchas ainda piores sem proteção solar rigorosa. No verão, não é recomendado utilizar o produto, caso a paciente decida ir à praia, por exemplo. O tratamento com hidroquinona deve ser acompanhado por uma alta proteção solar, devido ao efeito irritante e fotossensível da substância.

Efeito rebote

Pode piorar da mancha após relativa melhora prévia.

Ocronose exógena

Pode haver o escurecimento negro-azulado da pele na região onde foi aplicada a hidroquinona.

melasma grave e hidroquinona 
Oncronose Exógena.

Manchas brancas por hipopigmentação

Uso tópico da hidroquinona a longo prazo também pode ocasionar a ocorrência de hipocromia em confete "manchas brancas", um transtorno da pigmentação caracterizado por pontos com ausência total de melanina devido a morte dos melanócitos. Essa é uma condição irreversível.

melasma e hidroquinona 
Hipocromia em confete.

Quem não pode usar a hidroquinona?

Por seu alto potencial de efeitos colaterais, a hidroquinona não deve ser usada nos seguintes grupos:

 

    • Grávidas,
    • Lactantes - mulheres que estão amamentando,
    • Crianças,
    • Além disso, o uso de hidroquinona na pele negra deve ser feito com cautela, pois há maior risco de reações adversas.

Alternativas à hidroquinona

Atualmente há várias pesquisas de substâncias para clareamento da pele alternativas ao uso da hidroquinona, com eficácia comparável e melhores perfis de segurança.

Para formular um cosmético clareador eficaz é preciso pensar em associar ativos com diferentes mecanismos de ação para redução da formação da melanina e clareamento das manchas existentes e de forma eficaz.

Combinar agentes inibidores de vias importantes para a formação do melasma é fundamental.

Ativos para inibição da tirosinase, tirosina e plasmina (como o alfa-arbutin, ácido tranexâmico e mandélico), anti-inflamatórios (como o alfa-bisabolol), antioxidante e inibidor do transporte de melanosomas (como a niacinamida) são associações inteligentes e eficazes apontadas em recentes estudos.

Assim, você terá um cosmético clareador potente e seguro por ser hidroquinona-free.

Niacinamida

Quando utiliza-se esse ativo na concentração adequada que é 5%, atua na via de inibição da transferência do melanossoma.

Traduzindo: Impede que a melanina, responsável pela pigmentação da pele, seja armazenada, clareando as manchas. 

Em estudo comparativo pela revista Dermatol Res. Pract. a Niacinamida apresentou resultados semelhantes a Hidroquinona, sem apresentar o temido efeito rebote.

Ela pode ser usada durante o verão, pois não irrita a pele, sendo muito potente e segura!

Além disso, cumpre várias funções ao mesmo tempo, reduzindo a oleosidade, hidratando a pele, retardando o envelhecimento e auxiliando na redução da sensibilidade.

comparativo hidroquinona e niacinamida 
Imagem do estudo realizado pela revista Dermatol Res. Pract. Tradução: Figura 1 - Lado direito tratado com niacinamida. Fotografado no início e 8 semanas depois com uma excelente diminuição da pigmentação.

Alfa-Arbutin

Ele atua na via de inibição da ação da enzima tirosinase, que desempenha um papel crítico na biossíntese de melanina e é justamente a enzima chave na coloração da pele.

Sucesso nas recentes pesquisas, por também ser uma alternativa segura à hidroquinona.

Ácido Mandélico

Atua na via de inibição da síntese de tirosina, precursora da melanina, que confere pigmentação à pele, reduzindo assim as manchas.
Menos tirosina, menos melanina e assim menos manchas. Também regula a oleosidade e evita a formação de acne.

Ácido Tranexâmico

Normalmente, a luz UV pode impulsionar a produção de melanina, o que causa melasma e manchas escuras. Mais especificamente, a luz UV induz a ativação da plasmina, que aumenta a produção do pigmento melanina.

O ácido tranexâmico atua na inibição da plasmina, ele é bem específico. Ao inibir a plasmina, ele consegue inibir o estímulo da produção de melanina e a inflamação.

Alfa-Bisabolol

Atua na via de redução da inflamação da pele, pois possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, diminuindo a irritação da pele e do melasma.

Considerando que recentemente foi descoberto que o melasma é uma condição com perfil inflamatório, o uso do Alfa Bisabolol faz-se indispensável.

Fórmula Uniformizadora Rituária para melasma sem Hidroquinona

Com a junção desses 5 ativos específicos acima para manchas e melasma, nas concentrações e pH ideais apontados em estudos científicos, conseguimos reproduzir com excelência a primeira e única fórmula Brasileira com todos os requisitos e substâncias acima para clarear o melasma de forma segura.

Fórmula criada por dermatologistas que apresentou clareamento drástico do melasma de 8 em cada 10 mulheres no teste de eficácia realizado pelo laboratório IPclin – Instituto de Pesquisa Clínica Integrada.Veja o relatório do teste de eficácia da Fórmula Uniformizadora.

Essa é uma excelente opção de creme clareador para melasma no rosto, desenvolvido por dermatologistas e com eficácia comprovada no clareamento seguro e gradual da pele.




Eficácia comprovada!


8 EM CADA 10 NOTARAM MELHORA DRÁSTICA NO CLAREAMENTO DE MANCHAS E MELASMA. 

  • NO CLAREAMENTO DAS MANCHAS E MELASMA 81%
  • NA TEXTURA DA PELE 87%
  • NA LUMINOSIDADE E MACIEZ 87%
  • NA APARÊNCIA GERAL DA PELE 84%
  • NA HIDRATAÇÃO DA PELE 83%

Avaliação de Eficácia Clínica após 30 +/-2 dias de uso do produto. Laboratório: IPClin

RESULTADOS


Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois
Melasma antes e depois


Não se esqueça que para um melhor resultado é preciso evitar a exposição solar e usar fotoprotetores para diminuir o desenvolvimento de hiperpigmentações adicionais.

Além desses melhores ativos apontados nos últimos estudos, nas concentrações e pH ideais, a fórmula uniformizadora Rituária contém apenas componentes que não prejudicam sua pele.

É uma fórmula vegana, livre de crueldade animal, sem parabenos, petrolatos, ftalatos, álcool, silicone, sulfatos e bht. Pois esses componentes podem prejudicar a sua pele a longo e prazo.

Conheça tudo sobre a fórmula uniformizadora em SAIBA MAIS.

SAIBA MAIS

Artigos e estudos:

Niacinamide: A Topical Vitamin with Wide-Ranging Skin Appearance Benefits

Evaluating the Safety and Efficacy of a Topical Formulation Containing Epidermal Growth Factor, Tranexamic Acid, Vitamin C, Arbutin, Niacinamide and Other Ingredients as Hydroquinone 4% Alternatives to Improve Hyperpigmentation: A Prospective, Randomized, Controlled Split Face Study

Topical Treatments for Melasma and Their Mechanism of Action

Tolerance and efficacy of a product containing ellagic and salicylic acids in reducing hyperpigmentation and dark spots in comparison with 4% hydroquinone.

Toxicological aspects and health risks associated with hydroquinone in skin bleaching formula.

Inhibitory effects of alpha-arbutin on melanin synthesis in cultured human melanoma cells and a three-dimensional human skin model.

Evaluation of a hydroquinone-free skin brightening product using in vitro inhibition of melanogenesis and clinical reduction of ultraviolet-induced hyperpigmentation.

Biotechnological production of arbutins (α- and β-arbutins), skin-lightening agents, and their derivatives.

Voltar para o blog

Produto perfeito para a sua rotina de cuidados